Desistência em consulta médica: veja 6 dicas para reduzi-las!

Desistência em consulta médica: veja 6 dicas para reduzi-las!

A desistência em consulta médica é um problema que acontece em todas as clínicas e que pode gerar diminuição da receita, tempo perdido, além de comprometimento da agenda e do orçamento financeiro. Na maioria das vezes, isso ocorre por esquecimento ou imprevistos por parte dos pacientes, que agendam um horário, mas não aparecem no horário definido, impedindo que outra pessoa consulte.

Para evitar prejuízos e que os horários fiquem vagos por não ter tempo hábil para encaixar outra pessoa, é importante adotar as estratégias adequadas para minimizar os índices de desistências. Quer saber como fazer isso? Continue a sua leitura e veja 6 dicas que preparamos para você!

1. Entenda os motivos da desistência em consulta médica

É importante entrar em contato com os pacientes que não comparecerem à consulta. Pergunte os motivos e avalie o que pode ser evitado. Uma boa estratégia é refletir em questões como a existência de um dia específico em que as pessoas faltam mais, se a antecedência em que a consulta é agendada influencia nas ausências ou se o tempo de espera na clínica tem alguma contribuição.

A partir disso, entenda o porquê de os pacientes estarem faltando. Com isso, é possível elaborar algumas estratégias para evitar essa situação. Após resolver esses pontos, basta informe as alterações para o seu público.

2. Crie uma política para os pacientes desistentes

Criar uma política que institua as ausências sem comunicação prévia é uma boa opção para diminuir a quantidade de ausências nas consultas médicas. Um exemplo, se uma pessoa falta sem avisar dentro de um tempo predeterminado, ela é obrigada a ir para o final da fila de espera.

No entanto, é muito importante manter os pacientes bem instruídos em relação ao estabelecimento dessa política para que nenhum mal-entendido ocorra. Assim, informe o período mínimo para aviso da desistência e seja flexível quando preciso, procurando entender que imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

3. Estimule o pagamento antecipado

Uma boa medida que vai deixar o paciente satisfeito é a possibilidade de ter um desconto ao realizar o pagamento antecipado da consulta. Para isso, ofereça um valor mais atrativo para a consulta caso seja paga no momento do agendamento.

Além de agradar o paciente, o pagamento serve como garantia e evita prejuízos pela desistência em consulta médica. Com a consulta quitada, ele vai pensar duas vezes antes de perder o horário marcado.

4. Preze pelo cumprimento da agenda

Para exigir que o cliente vá à consulta no horário marcado, é preciso que o médico também respeite os horários e cumpra sua agenda adequadamente. Afinal, depois de esperar muito tempo na sala de recepção, pode ser que o paciente se canse e vá embora.

Sendo assim, nunca se esqueça de que o tempo dele também precisa ser valorizado, assim como o seu. Nesse caso, ter um processo de agendamento organizado e eficaz é primordial para que todos fiquem satisfeitos.

5. Envie lembretes para o paciente

A principal causa da falta nas consultas é o esquecimento. Para solucionar essa questão, crie um mecanismo para lembrar o paciente que ele tem uma consulta marcada para tal dia e horário, preferencialmente com 24 horas de antecedência. Isso pode ser feito por meio de lembretes em aplicativos, mensagens de texto ou ligações telefônicas.

6. Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia tem se tornado uma grande parceira na hora de simplificar a rotina da clínica médica. Por meio dela, é possível enviar SMS, e-mail ou mensagens no WhatsApp, com o intuito de reduzir as despesas com ligações telefônicas ao enviar lembretes para todos os pacientes.

Os aplicativos também ajudam no controle da agenda, já que evitam marcação de duas consultas ao mesmo tempo, simplificam o contato com as pessoas e oferecem funcionalidades úteis para facilitar o trabalho e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, os resultados de exames via plataformas online, agiliza a atividade que antes era feita somente pessoalmente, aumenta a produtividade da clínica e mantém a agenda mais limpa, resultando em um cliente mais satisfeito e comprometido.

Agora que você já sabe como evitar a desistência em consulta médica, não espere para colocar as dicas em prática e, assim, evitar todos os problemas provocados quando isso acontece, além de propiciar uma boa experiência tanto para os pacientes quanto para a equipe de profissionais.

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