Descubra como fazer atendimentos por convênio valerem a pena!


Descubra como fazer atendimentos por convênio valerem a pena!

Oferecer atendimento por convênio pode ser uma boa ideia para quem busca aumentar o número de pacientes e a expansão do negócio, tendo em vista que muitas pessoas buscam por essa alternativa ao realizar a prevenção e manutenção da saúde bucal, mas pretende evitar as despesas com consultas particulares.

Cada vez mais, os planos odontológicos estão se tornando uma estratégia eficiente para que os profissionais possam viabilizar e oferecer atendimento ao público, fazendo com que os pacientes se submetam a vários tratamentos diferentes, aumentando a competitividade no mercado.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar a você os principais pontos dessa forma de atendimento, suas vantagens, coberturas, entre outros. Confira!

Como funciona o atendimento por plano odontológico ou plano de saúde?

O plano odontológico funciona por meio da prestação de certos serviços por intermédio do pagamento de um valor, geralmente menor do que os cobrados pelo plano de saúde. Nesse caso, é feito um pagamento mensal pelo paciente (muito abaixo do que o preço de qualquer tratamento dentário), tendo uma diferença maior no caso de planos feitos para empresas, onde o valor pode cair até a metade (quanto maior o número de gente envolvida, mais vantagens na negociação).

Sendo esse, sem dúvida, um dos principais fatores para o sucesso do plano odontológico atualmente. Porém, é preciso ficar atento a duas questões:

carência: existe um período que precisa ser aguardado para que possa utilizar o plano após sua contratação. Normalmente é de 24 horas para emergências e consulta, mas esse tempo pode ser maior. Isso vai depender do que estiver estabelecido na apólice.

rede credenciada: basta acessar o site ou aplicativo do convênio, ou mesmo ligar para as centrais de atendimento para ter acesso aos profissionais, simplificando sua escolha pela localização do consultório.

Quais sãos as coberturas oferecidas

Existem limitações quando as coberturas, que, na maioria das vezes, englobam somente os procedimentos básicos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como:

consultas;

emergências;

limpeza;

radiologia;

prevenção;

restauração de cáries;

tratamento de canal;

cuidados nas gengivas.

Isso significa que os processos estéticos, por exemplo, próteses, aparelhos ortodônticos, clareamentos, entre outros não entram no grupo das coberturas. Contudo, apesar dessa restrição, isso já pode ser considerado muito benéfico para as pessoas, devido ao preço.

Quais são as vantagens em oferecer atendimento por convênio?

Entre as principais vantagens obtidas em oferecer atendimento por convênio estão:

 – aumento rápido do número de clientes no consultório, sendo muito bom para os novos profissionais, tendo mais chances de fidelizar o público e ser reconhecido no mercado;

 – geração de renda por meio da realização de procedimentos que o plano não cobre, mas que precisam ser realizados;

 – indicações dos clientes para outras pessoas que vão fazer consultas particulares;

 – manutenção da agenda cheia.

Como saber se atender por convênio é uma boa opção?

Como você pôde perceber, realizar atendimentos via convênio pode trazer vários benefícios, mas é importante estar atento aos riscos envolvidos, principalmente aqueles relacionados à lucratividade do consultório. Por isso, antes de definir sua escolha, é necessário fazer uma boa pesquisa.

Procure conhecer vários planos de saúde e odontológicos, avalie as propostas e não deixe de conversar com outros profissionais e parceiros do ramo que já tomara essa decisão. Você também pode buscar por informações no Conselho Regional de Odontologia de seu estado.

O atendimento por convênio pode ser uma excelente ideia para o profissional que deseja aumentar os lucros e expandir o seu negócio, no entanto, antes de qualquer decisão, é importante avaliar diversos pontos e acertar na escolha. Nesse caso, você pode contar com a My Saúde, onde poderá ter contato com o paciente de forma simples e direcionada, além de alcançar a um novo público fora do horário de trabalho, já que os serviços estão disponíveis 24 horas.

Está pensando em atuar com atendimento por convênio ou já trabalha com isso? Então deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente sua opinião e experiência sobre o assunto!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *