Atendimento humanizado: melhor para pacientes e profissionais de saúde

Atendimento humanizado: melhor para pacientes e profissionais de saúde

Quando um paciente visita o seu consultório, normalmente apresenta um problema de saúde ou tem alguma suspeita. Portanto, é provável que esteja fragilizado e inseguro. A forma como é recebido, desde o primeiro contato com o pessoal do atendimento, faz toda a diferença. O tratamento humanizado é forma de acolhê-lo com mais eficiência.

A humanização da assistência consiste no aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde. Além disso, exige mudanças na cultura da atenção aos pacientes e gestão dos processos de trabalho. De acordo com o Ministério da Saúde, ela deve permanecer como uma diretriz transversal, favorecendo:

  • A troca e construção de saberes;
  • O diálogo entre profissionais;
  • O trabalho em equipe;
  • A consideração às necessidades;
  • Os desejos e interesses dos diferentes protagonistas do campo da saúde.

Os benefícios do atendimento humanizado

Dialogar com o paciente é premissa básica para um atendimento eficiente. Em um momento difícil, é reconfortante saber que o profissional está prestando a atenção adequada. Muitas vezes, a pessoa se sente aliviada só por ser ouvida. Assim, o tratamento flui de forma mais tranquila e confiante. Por consequência, quem atende de forma humanizada é mais recomendado por seus pacientes.

Para o profissional de saúde, a implantação do atendimento humanizado traz diversos benefícios:

  • Memorabilidade (facilidade de ser lembrado pelo paciente);
  • Benefícios para todos os envolvidos, inclusive colaboradores;
  • Melhora eficácia do cuidado ao paciente;
  • Forte relação com a ética;
  • Fidelização, facilidade em ganhar a confiança do paciente.

 

Pesquisas provam que o atendimento humanizado, com foco nas reais necessidades do paciente, contribui de forma determinante para acelerar o seu processo de cura. Artigo publicado em 2017 na revista científica Saúde em Foco, por exemplo, concluiu que para as pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva, os benefícios da prática humanizada são superiores.

Outro estudo, publicado na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), destacou a importância de combinar habilidades técnicas com o tratamento humanizado e a individualização do paciente. Segundo a publicação, a qualidade da assistência melhora quando tais práticas são consideradas.

Isso acontece devido a influência do psicológico em situações delicadas. Pacientes que são atendidos de forma humanizada têm mais confiança na equipe e nos tratamentos, além de responderem melhor aos recursos clínicos.

A humanização é, portanto, um pré-requisito básico para qualquer instituição de saúde que almeje o sucesso. Para que o cuidado seja efetivo e traga resultados, é necessário ouvir, conversar, entender os hábitos e o histórico dos pacientes. Afinal, nenhum ser humano vem com manual de instruções e cada pessoa é única. Por isso, é preciso buscar outras formas de conseguir as informações necessárias para realizar o melhor tratamento para cada um.

Além disso, a ética está totalmente relacionada ao uso de recursos que estão de acordo com a situação e necessidade de cada indivíduo. É fundamental não desrespeitar limites, e sim buscar a proximidade e confiança do paciente.

Com a satisfação dos pacientes, há mais chances de que voltem a se consultar com o profissional ou instituição que os atendeu bem. Há, também, a possibilidade de indicar o serviço para conhecidos. Então, o tratamento humanizado gera resultados positivos tanto para o indivíduo, quanto para o profissional e o hospital ou clínica.

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Comment (1)

  • Conforto no consultório médico, benefícios para o profissional e paciente Reply

    […] A equipe de recepção é a primeira a ter contato com o paciente. Sendo assim, é primordial que ela tenha um atendimento de qualidade, recebendo a todos com cordialidade e respeito. Para isso, é necessário proporcionar treinamentos, a fim de delinear os pontos que serão alinhados à cultura do consultório médico e que priorizem sempre o atendimento humanizado. […]

    15 de maio de 2019 at 14:29

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